A propósito da Educação
"No dia em que a nossa escola recebe a visita de representantes de um órgão de soberania, dia em que em todas as escolas do ensino básico se dá início à “Semana da Leitura”, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, os seus professores repetem a ousadia do rapazinho criado por Hans Christian Andersen, patrono da Literatura Infantil, para, como ele dizerem : “O REI VAI NU!”
E vai mesmo.
O rei não vestiu o fato da decência de considerar os professores como protagonistas das transformações do ensino que é imperativo nacional realizar. Optou por enxovalhá-los perante o opinião pública, fazendo deles o bode expiatório de todos os males de que a educação padece.
Não vestiu o fato da cordialidade, apanágio dos que sabem negociar encontrando pontos de encontro e optou por lançar pontes de afastamento.
Não vestiu o fato de observador atento e conhecedor das múltiplas realidades nacionais, para poder, com razoabilidade, traçar metas adequadas às necessidades e optou por implementar medidas avulsas sem um fio condutor de coerência formal e ideológica.
Não vestiu o fato da justiça face ao trabalho árduo da grande maioria dos profissionais da educação e dedicação à causa do ensino, e optou por lhes atirar à cara com um estatuto que valoriza os penachos e minimiza a prática do quotidiano.
Não vestiu o fato da dignificação do papel de educadores que enfrentam nesta, como em muitas escolas do país, a indiferença, a violência verbal e física dos cidadãos de amanhã e a das suas famílias.
Não vestiu, pois, fato nenhum, julgando-se coberto pelo mais fino e diáfano tecido que tudo cobre, sobretudo a hipocrisia dos que não têm a coragem de lhe dizer que o melhor espelho para a vaidade de saber ser e estar é a sua própria consciência.
Escola Básica 2.3 de Pedrouços
5 de Março de 2007
5 Comments:
At 9:49 da tarde,
Al Berto said…
Olá:
Pois... mas apesar de tudo isso é urgente que a avaliação profissional tenha lugar... seja na educação seja em qualquer outro ramo de actividade.
Pode ser discutido o modelo, não o conceito.
A competência deve ser premiada a incompetência deve ser julgada.
Quem está na 1.ª versão não tem nada a temer.
Bom fim de semana.
Um abraço,
At 12:32 da manhã,
Al Berto said…
Olá:
Não esmoreças, lembra-te:
"Só é derrotado quem desiste de lutar!".
Passa um óptimo fim de semana.
Bjs,
At 8:59 da tarde,
Al Berto said…
Viva:
Desejos de uma boa Páscoa cheia de saúde e boa disposição.
Um abraço,
At 3:48 da tarde,
Al Berto said…
Viva:
O Estados Gerais solicita o teu prezado comentário a assunto deveras preocupante.
Um abraço,
At 6:55 da tarde,
Al Berto said…
Viva:
Viva o 25 de Abril... e não se esqueçam de ensinar aos mais novos de qual a importância dele para a vida colectiva dos portugueses.
Forte abraço,
Enviar um comentário
<< Home